Nova Parceria: Entrevista com Autora Cinthia Freire

14:50


Oi pessoal! 
Quanto tempo, não é mesmo? 
Desculpem a minha falta por aqui, eu estive bem ocupada nos últimos dias, então, acabou não dando pra estar escrevendo novas postagens. Mas, eu prometo que vou tentar não repetir isso. Enfim, chega de desculpas e vamos ao que realmente interessa... 
Bem, no início da semana passada, conquistei minha primeira parceria, a autora Cinthia Freire. Fiquei muito feliz com isso, pois eu amo os livros dela, eles estão na minha lista de favoritos, e é uma honra tê-la como minha primeira autora parceira.
 A Cinthia abriu as portas para muitos blogueiros e eu tive a oportunidade de fazer parte deles, mas, como todos sabem, não é nada fácil disponibilizar livros para que todos façam sorteios e divulgações em seus blogs, então, ela elaborou uma espécie de sorteio para que 5 desses blogs, recebam seus livros. Pra conseguir passar por tudo, precisa ter feito algumas coisas e cada coisa que se faz, ganha um número de pontos, uma dessas coisas que podem ajudar a ganhar pontos,  é ter uma matéria com a autora. Aí, eu resolvi dar uma de jornalista e entrevistá-la, não só para que eu ganhe meus pontos, mas  também, para que vocês conheçam sobre a minha mais nova autora parceira. 
Infelizmente, não será uma entrevista em vídeo, a distância entre mim e a Cinthia é um pouco grande, sou de Minas e ela de Sampa, então... Vocês já sabem! Não a conheço pessoalmente, só pelas redes sociais e pelos livros, mas espero muito um dia poder conhecer o amor de pessoa que ela é.


Bom, então vamos lá!!! Pra quem não se lembra, fiz uma resenha de um dos livros dela, Meu Erro, há alguns dias atrás e estou elaborando uma nova resenha de um outro dela, Um Novo Amanhecer. 
Dá só uma olhadinha em como ficou a entrevista: 

  Primeiramente, seja muito bem-vinda ao Capricho Literário Cinthia. É muito gratificante tê-la como minha primeira autora parceira. Antes de tudo, você poderia falar um pouco sobre você, para sabermos quem é que escreve meus livros favoritos?


Cinthia: Olá Ana Paula muito obrigada pelo convite. Gostaria de dizer que me sinto honrada pelo carinho comigo e com meus livros. Cinthia Freire é uma pessoa que acredita no amor, em todas as formas de amar e que ele ainda é a salvação da humanidade. Gosto de tratar temas sérios e as vezes triste de maneira com que o leitor possa se conectar e sentir o que os personagens estão sentindo.Sou leitora voraz... quando não estou escrevendo estou lendo. Na grande maioria romances rsrs.

Como você descobriu a escrita? 


Cinthia: Aos onze anos graças a minha professora de português que fazia campeonatos de redação e nos estimulava a ler. Foi nessa época que escrevi meu primeiro livro, mas a vida passou e guardei meus sonhos na gaveta até que em 2013 resolvi voltar a escrever e então surgiu a história de Gabriel e Carol.

Todos sabem que é muito difícil escrever um livro,  estou começando a fazer parte disso e sei que tem dias que não são nada fáceis. Você escreveu Meu Erro em 40 dias e ele é o seu primeiro livro, como você acabou de dizer. Onde você encontrou tanta inspiração?


Cinthia: Não é nada fácil, sim eu escrevi o escopo do livro todo em 40 dias, mas entre ajustes, melhorias, mudanças e correção textual foram cerca de dez revisões.
Eu costumo dizer que minhas histórias chegam prontas para mim, eu não consigo escrever algo só porque quero, eu preciso sentir a história, me apaixonar pelo mocinho ( no caso do Gabe não foi nada difícil rsrs) preciso saber como o livro termina.
Depois disso tudo faço as pesquisas, no caso de Meu Erro foram muitas por conta dos temas abordados... enfim eu não chamo de inspiração, acho que é amor mesmo rsrs.

Você é uma leitora voraz, como me disse e pelo que vejo em suas redes sociais.  Quais são seus gêneros preferidos e qual a experiência de vida eles trazem para você?


Cinthia: Amo ler, antes de ser uma escritora, sou leitora e isso me ajuda muito a definir o que desejo para minhas histórias. Amo livros com cargas dramáticas fortes e finais felizes. Acredito na vida e sou totalmente contra suicídio, então nada de mortes para mim, rsrs.Cada história tem uma lição a ser aprendida, nem todas são boas, nem todos assimilam, algumas nos tocam outras ficam tatuadas em nossa pele para sempre... Essas são como jóias raras e quando encontramos, é a maior experiência da vida. Por isso sempre tento trazer uma mensagem em tudo o que escrevo, criar uma historia apenas por criar nunca foi meu objetivo. Amo escrever e sei a responsabilidade que isso agrega, portanto sempre busco trazer temas importantes, que façam o leitor refletir. Meu gênero favorito é o new adult.

Muitas das vezes, no meu caso, acontecem coisas ruins que me deixam bem pra baixo, mas me dão ideias para meu livro, na minha opinião, escrevo melhor quando não estou bem. Como é com você? Quais são os melhores momentos para escrever?

Cinthia: Como eu disse antes, preciso me apaixonar pelo mocinho, tenho que sentir tudo o que a garota quer passar e vice e versa, preciso sentir as dores e amores do garoto também. Para mim os melhores momentos para escrever é de noite, preciso do silêncio do mundo para que eu possa ouvir a voz do meu coração. E preciso estar de bem com a vida.


Somente o "Um Novo Amanhecer" foi publicado por uma editora, "Meu Erro" foi por conta própria e imagino que as continuações também serão. O que é mais fácil, por conta própria ou com uma Editora? E quais foram as principais dificuldades que você passou com isso?

Cinthia: Com certeza ter uma editora que te ajude na publicação, divulgação, distribuição, é muito melhor. Mas às vezes as coisas não acontecem como desejamos e a autopublicação é uma maneira maravilhosa de levar suas histórias para os leitores. Não é fácil, mas é extremamente prazeroso quando recebo um novo comentário, quando um novo leitor lê uma história minha e conhece meu trabalho.

Você é formada em Arquitetura, sei que hoje é escritora em tempo integral, mas por que você escolheu essa profissão? A Arquitetura. E como decidiu que se dedicaria somente a escrita?


Cinthia: Eu sou completamente apaixonada pela arte em todas as formas e a arquitetura é uma das artes mais completas e antigas que existem. Escolhi esse curso porque meu marido tem uma empresa de engenharia, mas acabei me apaixonando pelo curso. Antes da publicação de Um Novo Amanhecer eu já havia parado de trabalhar e desde então não voltei mais.

Você teve apoio da sua família? Pais, marido, filhas. Como eles veem isso?


Cinthia: Meu marido sempre esteve ao meu lado, é meu amigo, meu protetor nos momentos difíceis, meu fã e meu carrasco, rsrsrs. Quando estou cansada e tudo o que quero é deitar e dormir é ele quem me estimula a continuar.Minhas filhas não gostam muito de dividir a mãe, mas têm muito orgulho e falam para todos que escrevo livros. Meus pais não acreditaram muito no começo, mas hoje eles me apoiam e torcem por mim. É uma profissão que exige o apoio das pessoas próximas, pq exige muito de nós. Muito tempo dedicado a escrita e muito amor doado para pessoas de papel, rsrs.

Como já lhe falei mais acima, estou começando escrever e também tem muitas pessoas, que assim como eu, sonham em ser escritores. O que você aconselha para mim e tantos outros que tem esse sonho e estão começando?


Cinthia: Estude, leia, releia, pesquise e quando você achar que está bom, releia tudo de novo. É uma tarefa exaustiva, mas muito gratificante. Aprenda a aceitar as criticas negativas tão bem quanto as positivas. Seja gentil e não desista nunca.Escrever não é diferente das outras profissões. Escreva por amor a literatura. Nem todos os médicos são ganhadores do prêmio nobel, nem todos os atores ganham o Oscar. O importante nisso tudo é amar o que se faz e se no fim da sua vida você olhar para trás e saber que suas palavras tocaram o coração de pelo menos uma pessoa, com certeza terá valido a pena.

Qual é o personagem que você mais gosta em seus livros? Você se identifica com ele? 

Cinthia: Ain que pergunta difícil! Amo todos, rsrsrs, mas tenho um carinho especial pelo Gabriel porque ele foi meu primeiro garoto. Gosto da complexidade de sua personalidade e o quanto ele se transformou no decorrer da história.Mas também amo a gentileza e força do Leo e o jeito provocante e debochado do Pete... Amo cada um por um motivo diferente, cada um é único e tem seu lugar especial em meu coração.


Todos sabemos como o AD20 (Antes dos Vinte) foi um sucesso no Wattpad. Você pretende publicá-lo em E-book e/ou Físico? Se sim, tem uma data mais ou menos prevista? 

Cinthia: Antes dos Vinte foi uma das maiores surpresas da minha vida como escritora. Comédia não é meu estilo, mas escrever AD20 foi algo tão natural, Pete é tão leve que era divertido e até hoje sinto saudades das brigas dele e da Moranguinho.Sim, AD20 é um dos projetos para 2017, pretendo publicá-lo no formato digital e físico.


 E "Apenas uma Garota", ele é um conto de "AD20" que já está completo no Wattpad.  Futuramente, você planeja algo para esse conto? 

Cinthia: Na verdade eu não tinha planos nenhum, mas os leitores de AD20 me pediram para torná-lo um livro, então talvez eu faça rsrs.


Por último, você poderia deixar um recadinho para os leitores do Capricho Literário? 

Cinthia:  Muito obrigada primeiramente a você por me convidar para essa entrevista tão gostosa. A todos os leitores que a cada dia que passa estão abrindo as portas para a literatura nacional. Espero que isso seja apenas o início pois temos muitas coisas boas por aqui.Um grande beijo e sucesso!

Muitíssimo obrigada por responder as perguntas Cinthia. É muito bom tê-la como minha autora parceira. O Capricho Literário está de portas abertas para você quando quiser divulgar suas obras e compartilhar alguma ideia nova. E me desculpe por tomar seu tempo. 

Cinthia: Ah, que lindo, obrigada de coração! Imagina, eu adorei. Fique a vontade sempre que quiser.




Adquira os livros da Cinthia nas livrarias online:
 "Um Novo Amanhecer"


"Meu Erro - Série Segredos Livro #1"



Foi isso pessoal!!! 
Espero muito que tenham gostado de conhecer um pouco da Cinthia, minha mais nova autora parceira. 
E vem vindo uma nova resenha por aí, e é de um livro da Cinthia, o UNA. Fiquem ligados e não percam, prometo que estará linda... Não por que eu quem a fiz, mas por que o livro é lindo!



Assine a Newsletter para receber as novas publicações. 

Siga e favorite o blog!

Me siga nas redes sociais:




Você pode gostar:

0 comentários